Filmes que emocionam e ensinam

30.7.14

Filmes já são bons, quando ensinam então, são melhores! Hoje trouxe a dica de 6 filmes que se passam na 2ª Guerra Mundial -época triste :c-. São filmes muito tristes, alguns são baseados em fatos reais -os que eu tenho certeza: Olga, A Lista de Schindler e O Pianista-. 
1°: Olga
Sinopse:Olga Benário é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou, Olga faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 2 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na fazenda de seu pai. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück, onde é morta na Camara de Gás.
2°:A Menina que Roubava livros 
Sinopse:Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com a amigo Rudy.
3°: Caçadores de obras-primas
Sinopse:Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.
4°:A lista de Schindler
Sinopse:A inusitada história de Oskar Schindler, um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
5°: O menino do pijama listrado
Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
6°: O Pianista
Sinopse:O pianista polonês Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Esses filmes são muito emocionantes e eu chorei MUITO no Olga, O Menino do Pijama Listrado e A menina que roubava livros! Espero que vocês tenham gostado, até o próximo post! <3

3 comentários:

  1. Amo o menino do pijama listrado <3

    Beijos Lari,
    www.falsacinderela.com

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo e contigo? Muito obrigada!
    Olga é muito mais triste que A Lista de Shindler, mas vale super apena. Eu amei A Menina Que Roubava Livros porém prefiro o livro. O Pianista é ótimo mesmo, tem uma história muito linda. Tenho muita vontade de ler o livro O Menina do pijama listrado, falam que é ótimo, o filme é perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir

 
imagem-logo
Cinderela Descalça - © 2014. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Isabelle Nascimento.
Ilustração por Juliana Pinheiro | Tecnologia do Blogger.